FTC investiga Herbalife em meio a alegações de práticas de negócios questionáveis
Por Josh Lowensohn
Os EUA Federal Trade Commission iniciou uma investigação em empresa de suplementos nutricionais Herbalife , após mais de um ano de controlo sobre as suas práticas de negócios. A empresa, sediada em Los Angeles , que foi acusado de ser um esquema de marketing multi-nível, disse que estava sendo investigado hoje , parando brevemente negociação das ações e colocando o seu futuro em dúvida.
Respondendo à investigação , que foi relatada pela primeira vez pelo blogue Alphaville do Financial Times , a Herbalife afirmou que sua empresa estava dentro dos limites da lei . "A Herbalife saúda o inquérito , dada a enorme quantidade de desinformação no mercado, e irá cooperar plenamente com a FTC ", disse a empresa em um comunicado. "Estamos confiantes de que a Herbalife está em conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis. "
Negócio da Herbalife gira em torno de venda de suplementos , mas não diretamente aos consumidores por meio de lojas de varejo. Em vez disso, a empresa pede distribuidores não empregados que vendem para amigos e familiares , ou na internet. É um modelo semelhante ao de empresas como vendedor de produtos de beleza Avon, juntamente com a Amway , uma empresa que depende de outros para ajudar a vender utensílios domésticos e suplementos de saúde. Em dezembro passado , a FTC fez bastante claro em um processo contra outra empresa que vende cursos de aprendizagem de negócios que considera um esquema de pirâmide algo envolvendo "recrutamento perpétua ", que " condena a grande maioria dos participantes ( bem acima dos 90 por cento ) para as perdas financeiras pela própria concepção do plano de compensação . "
Desde dezembro de 2012, a Herbalife tem sido alvo de gestor de fundos de hedge Bill Ackman , que tem cortejado os legisladores eo público para forçar tanto a FTC ou a SEC para realizar uma investigação sobre se ou não a Herbalife funciona como um esquema de pirâmide. Ackman até fez uma aposta de bilhões de dólares ( por meio de " short sale " ) que a Herbalife é um esquema de pirâmide e acabaria por ser desligado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário